Sobre o evento

 

História do Congresso

Há 30 anos, a Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB-USP) iniciou uma programação científica no mês de maio, como parte de seu calendário anual, possibilitando maior interação da comunidade acadêmica e profissional com pesquisadores e profissionais das mais diversas áreas odontológicas. Esta ideia concretizou-se com atividades que caracterizaram as chamadas jornadas odontológicas (Jornada Odontológica de Bauru- JOB) por mais de duas décadas, transformando-se a partir de sua 22a edição, no ano de 2009, em congresso, o Congresso Odontológico de Bauru (COB).

Esta expressividade consolidada é fruto do compromisso da comunidade acadêmica, com o objetivo de contribuir cientifica e socialmente com alunos e profissionais das áreas odontológica e afins. A continuidade de trabalho articulado entre as sucessivas comissões organizadoras, formadas principalmente por alunos da Graduação e Pós-Graduação, sob a supervisão de professores que atuam como Coordenadores Científicos, tem sido uma estratégia bem-sucedida.

Para possibilitar a continuidade deste evento, que completa no ano de 2017 sua 30ª edição, uma análise preliminar de temas junto ao público alvo levou à escolha da temática central do próximo COB: “As múltiplas faces da Odontologia: explorando protocolos clínicos”. Este cenário envolve o conhecimento nas diferentes áreas odontológicas e da saúde, com objetivo de extrapolar os limites de tratamento da clínica odontológica tradicional, possibilitando diferentes abordagens e o envolvimento multidisciplinar. 

De forma inédita, as atividades preliminares do 30ºCOB, que nesta edição homenageia o renomado Prof. Dr. Luiz Fernando Pegoraro, estão sendo realizadas periodicamente desde junho, mês seguinte ao término da edição anterior: 

  • No dia 11 de junho de 2016, foi realizado o 1º pré-evento do 30ºCOB intitulado “Straumann Day: otimizando resultados em Implantodontia”  com o Prof. Dr. Waldemar Daudt Polido; 
  • No dia 20 de setembro de 2016, ocorreu o segundo pré-evento intitulado “Procedimentos restauradores e ortodônticos para resolução de diastemas”  com os palestrantes Prof. Dr. Sergio Kiyoshi Ishikiriama e Doutorando Arthur César de Medeiros Alves; 
  • Em 23 de novembro de 2016 foi realizado o 3º pré-evento do 30ºCOB sob o título “Análise Funcional em Odontologia Restauradora” com o palestrante Franco Rocha Villela.
  • Em 29 de março de 2017, ocorreu o 4º pré-evento do 30ºCOB intitulado "Conceito biotético para preparos microscópicos" com o Prof. Dr. Carlos Augusto Ramos de Carvalho.

Essas atividades consistem de palestras nas diferentes especialidades da Odontologia e áreas correlatas, ministradas no período noturno, na própria FOB-USP, por docentes e pesquisadores de prestígio oriundos de instituições de Bauru e região. Os eventos são programados para os meses letivos do calendário escolar até abril de 2017, mês que antecede o 30ºCOB.  Nesses pré-eventos são realizadas atividades de ação comunitária, na qual os congressistas são convidados a doarem 1kg de alimento não perecível ou R$ 5,00 para a compra desses itens, os quais já estão sendo doados a instituições carentes locais desde o mês de outubro. As doações são registradas e amplamente divulgadas nas redes sociais dos eventos. 

No dia 22 de outubro de 2016, promovemos o Simpósio Interdisciplinar, contando com palestras e workshops de cinco ministrantes de prestígio clínico-científico no país:

  • “Procedimento para harmonização orofacial: toxina botulínica, ácido hialurônico e bichectomia: workshop” (Profa. Dra. Thallita Pereira Queiroz)  –  a palestra foi constituída por uma parte teórica e, de forma inédita, por um workshop com paciente ao vivo, mostrando o aplicações de ácido hialurônico para as seguintes necessidades: minimização de hipertrofia do músculo masseter,  levantamento da ponta do nariz e correção de desvio de septo; 
  • “Workshop: sedação inalatória em Odontologia” (Profa. Dra. Cleide Felício De Carvalho Carrara) - a palestrante mostrou a diversidade das aplicações da sedação inalatória com óxido nitroso, demonstrando por vídeo um workshop com graduando da FOB- USP e outros vídeos com pacientes odontológicos pediátricos e especiais;
  • “Invisalign: Qual é o limite?” (Prof. Dr. Mauricio Casa) - a palestra trouxe a inovação do sistema Invisalign, o aparelho ortodôntico invisível de planejamento digital de alta tecnologia;
  • “Estética cor de rosa: uma necessidade na reabilitação protética” (Prof. Dr. Daniel Romeu Benchimol de Resende) – a palestra foi expositiva de casos clínicos que evidenciaram a importância da estética rosa na Reabilitação Oral reafirmando toda a competência e habilidade de seu palestrante;
  • “Hipnose na odontologia, quando e como usar” (Prof. Me. Edu Cassiano Hugo Pinto) – o palestrante discorreu sobre o uso da hipnose na Odontologia, mostrando a aplicação prática dessa terapia em diversos ouvintes da plateia, o que permitiu uma interação direta com os congressistas e até mesmo a desmistificação da hipnose na Odontologia.

O tema central do 30ºCOB visa primordialmente chamar a atenção dos alunos de Graduação e Pós-Graduação e Cirurgiões-Dentistas da necessidade do profissional sempre se reciclar, identificando o que a Odontologia tem de mais moderno na atualidade, a partir de evidências clínicas e científicas. Além disso, busca extrapolar os limites de tratamento da clínica odontológica tradicional, possibilitando diferentes abordagens e o envolvimento multidisciplinar que aprimorem e facilitem a obtenção de um diagnóstico e execução de protocolos clínicos visando um tratamento de sucesso. 

Palestrantes nacionais e internacionais, incluindo profissionais de áreas afins à Odontologia, como Medicina, Fonoaudiologia, Enfermagem, Prótese Laboratorial entre outras, ministrarão temas relacionadas ao objetivo do tema central do evento. A tradicional sessão de apresentações de trabalhos científicos na forma oral e de painéis ocorrerá de forma a permitir maior câmbio de experiências entre os participantes, incentivando-os à discussão e atualização profissional. Ainda, os trabalhos aceitos e apresentados serão publicados na forma de resumos no Journal of Applied Oral Science (JAOS), renomado periódico internacional classificado como Qualis CAPES Odontologia A2 e de fator de impacto 1,117. Clique aqui para acessar o flyer com os principais palestrantes confirmados para o 30ºCOB. 

É importante ressaltar que o tema central já desperta o interesse do público-alvo, fato evidenciado pela forte adesão do mesmo aos pré-eventos do 30ºCOB, reforçando que a escolha do tópico central tem atingido uma necessidade real e atual. 

Pelo zelo na sua organização, a tradição de realização e o forte intuito de contribuir com a formação do profissional, com reflexos na melhoria do atendimento ao paciente, temos a certeza da relevância deste evento, continuando com o trabalho realizado pela FOB-USP por 29 anos.

 

Comissão Organizadora Discente e Docente do 30º COB e Turma LIII do Curso de Odontologia da FOB-USP

 

 

Criação de sites - Agência KR